A Modelagem Matemática na Educação Matemática, embora consolidada em nível internacional numa perspectiva diferente da brasileira, desde meados do século XX, se
fortaleceu no Brasil a partir dos anos de 1990. Esse fortalecimento deu margem à criação de eventos específicos com o intuito de fomentar e aprofundar os debates sobre o tema.
Assim, em novembro de 1999, foi realizada a I Conferência Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática (I CNMEM) promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP/Rio Claro-SP com o tema “Modelagem no Ensino de Matemática”. Esse encontro, considerado como a primeira iniciativa de reunir os envolvidos com a pesquisa em Modelagem e Educação Matemática no Brasil, permitiu a instauração de um espaço próprio de discussão sobre o tema. A participação mais expressiva no evento foi de pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Nele a plenária deliberou sobre sua periodicidade de 2 anos e definiu o local da próxima edição.
A II CNMEM foi realizada na Universidade São Francisco em Itatiba-SP, em novembro de 2001, com maior participação de professores, maior representatividade das regiões do país e com publicação dos Anais.
Em outubro de 2003, consolidando a Conferência no calendário da Educação Matemática no Brasil, realiza-se a III CNMEM, promovida pela Universidade Metodista de Piracicaba /
UNIMEP-SP com o tema “Modelagem na perspectiva da Educação Matemática” objetivando avançar no sentido da discussão teórica sobre as concepções e fundamentos da Modelagem Matemática e na sua relação com a Educação Matemática. Propôs também a socialização e intercâmbio da produção científica da área, possibilitando aos professores atuantes nas escolas e estudantes de graduação a oportunidade de conhecer os resultados obtidos nas investigações sobre o tema.
A IV CNMEM, realizada em novembro de 2005 na Universidade Estadual de Feira de Santana – Bahia focalizou o tema: “Modelagem Matemática na Educação Matemática: seu papel na formação humana” teve como objetivos permitir o intercâmbio de idéias originadas de experiências no ensino e na pesquisa de tal forma a contribuir para o desenvolvimento dos participantes e de sua área de estudo; possibilitar reflexões de cunho teórico e prático sobre a Modelagem no ensino da Matemática e sobre a pesquisa científica nesse campo.
A V CNMEM, abordando o tema “A Modelagem Matemática nas Diferentes Práticas Sociais”, aconteceu em novembro de 2007 em Ouro Preto, MG e foi promovida pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Nesta edição o evento atingiu um número expressivo de participantes de diferentes estados brasileiros.
Dois fatores importantes podem ser observados no decorrer das décadas de realização das conferências: um diz respeito à definição da Modelagem Matemática como área ou
linha de pesquisa em reconhecidos programas de mestrado e doutorado em inúmeros estados brasileiros; outro fator é a participação de brasileiros em eventos internacionais de Modelagem Matemática (especialmente no ICTMA – International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications).
A VI CNMEM, cujo tema foi “Modelagem Matemática: ações, pesquisas e o delinear de perspectivas” aconteceu de doze a quatorze de novembro de 2009 na cidade de Londrina
– Paraná, promovido pela Universidade Estadual de Londrina e contou com a presença de renomados pesquisadores da área de Modelagem Matemática das diferentes regiões do Brasil.
A VII CNMEM foi realizada na cidade de Belém-PA, em novembro de 2011 e foi promovida pela Universidade Federal do Pará contando com a presença de pesquisadores da área de
Modelagem.
A VIII CNMEM foi organizada pelo Centro Universitário Franciscano juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizada no município de Santa Maria – RS no período de 05 a 07 de junho de 2013 e teve como tema “Modelagem Matemática: pesquisas, práticas e implicações para a Educação Matemática”.
Na plenária de encerramento da VIII CNMEM, foi indicada a instituição Universidade Federal de São Carlos, para sediar a conferência. Aceita a indicação o evento foi programado para realizar-se no período de 30/04 a 02/05 de 2015 nas dependências da mesma Universidade. Uma equipe coordenada pelo Professor Ademir Donizeti Caldeira, do Centro de Educação e Ciências Humanas, e pelo Professor José Antonio Salvador, do Departamento de Matemática, será responsável pela organização.